3 segredos para cuidar da saúde na velhice

3 segredos para cuidar da saúde na velhice

Na natureza humana, com o passar dos anos, tanto as capacidades físicas quanto as mentais se perdem, enquanto as situações de saúde tendem a se tornar mais crônicas e complicadas. É por isso que é muito importante cuidar da saúde à medida que se envelhece.

É claro que o envelhecimento ocorre desde o primeiro dia de vida, não é apenas uma característica dos adultos mais velhos, mas à medida que as etapas da vida passam, as coisas vão ficando cada vez mais difíceis. É por isso que é necessário estar consciente das necessidades de nosso organismo ao longo dos anos e cultivar, desde cedo, hábitos que a longo prazo serão inestimáveis para a qualidade de vida.

Atualmente, de acordo com as projeções da OMS, o número de adultos acima de 60 anos de idade aumentará em 34% entre 2020 e 2030. Isso representa um desafio muito especial para os sistemas de saúde em todo o mundo, pois as condições de multimorbidade (várias condições ao mesmo tempo) precisam ser tratadas com maior sensibilidade e cuidado.

Além disso, os sistemas de saúde de hoje estão mais focados em novas patologias. Os tratamentos também podem ser projetados para tratar a maioria mais jovem da população. Também é importante mencionar que até 2050, uma grande proporção de adultos mais velhos (65%) viverá em países de baixa e média renda, onde os melhores cuidados de saúde não estão disponíveis.

saúde na velhice - senhora mostrando a língua

Como manter uma boa saúde na terceira idade?

Ainda hoje, muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas para se evitar o envelhecimento: a busca do elixir da eterna juventude, que nos permita viver para sempre jovens, enérgicos e livres das dores da velhice.

E, embora ainda não exista uma fórmula mágica, existem várias maneiras conhecidas de prevenir os efeitos da velhice sobre a saúde.

Mantendo um estilo de vida ativo

As evidências científicas têm dado muitas razões para nos mantermos ativos. Sugere-se que as pessoas que fazem exercício regularmente não só vivem mais tempo, mas também podem viver melhor. Isso significa que elas desfrutam de mais anos de vida sem dor, condições incapacitantes ou sem necessidade de tratamentos específicos, como, no caso do sexo biológico masculino, o avanafil para problemas de ereção.

A coisa mais básica e mais fácil que você pode fazer é caminhar. Um estudo com adultos com 40 anos ou mais descobriu que dar 8.000 passos ou mais por dia, comparado com apenas 4.000, estava associado a um risco 51% menor de morte por todas as causas. A atividade física diária pode ser aumentada ao se passear mais com o cachorrinho, abandonando o elevador e pegando as escadas, ou caminhando até o supermercado.

É importante ter uma vida ativa, não apenas para manter suas capacidades mentais atualizadas, mas também para manter uma forte massa muscular. Pesquisas constataram que, em adultos acima de 55 anos, a massa muscular pode ser um melhor preditor de longevidade do que mesmo outras medidas como peso ou índice de massa corporal (IMC).

Nutrição: energia para a boa saúde na velhice

Fazer escolhas alimentares inteligentes pode ajudar a proteger contra certas condições de saúde. Não apenas na velhice, mas em qualquer etapa da vida. O ideal é comer uma dieta equilibrada, sendo a maior porção de vegetais e frutas, seguida por proteínas e gorduras saudáveis.

Um estudo de 2021, que analisou os padrões alimentares de mais de 21.000 participantes, constatou que as pessoas que seguiam um padrão alimentar de estilo mediterrâneo tinham um risco significativamente menor de morte cardíaca súbita. Esse estilo é caracterizado pela inclusão de produtos frescos, grãos integrais e gorduras saudáveis, e proteínas, especialmente peixe, e a redução de produtos lácteos.

O ideal é iniciar hábitos alimentares que promovam uma nutrição equilibrada. Pesquisas mostram que a incorporação de bons padrões alimentares diários, como o consumo de mais peixe e vegetais, pode melhorar a saúde. Um estudo que analisou quase 1.000 adultos maiores de cinco anos descobriu que o consumo de vegetais com folhas verdes estava significativamente associado a um declínio cognitivo mais lento.

saúde na velhice - senhor dançando

Conectando-se com aqueles que amamos para lidar com a velhice

Muitas situações podem levar adultos mais velhos a se afastarem das pessoas que amam. Às vezes pode ser devido à perda de audição ou visão, perda de memória, problemas de locomoção, frigidez (perda de desejo sexual) ou até a perda de familiares e amigos.

Estudos recentes mostram que pessoas idosas que estão socialmente isoladas podem ter um risco aumentado de condições como depressão, declínio cognitivo ou doença cardíaca. Um estudo de 2021 que monitorou mais de 11.000 adultos acima dos 70 anos de idade constatou que a solidão estava associada a um risco maior de doenças cardíacas.

Outras pesquisas descobriram que adultos idosos isolados experimentaram condições pulmonares mais crônicas e sintomas depressivos em comparação com adultos mais velhos com um círculo social de apoio.

Conclusão: assistência médica

Não importa em que fase da vida você esteja, os serviços de saúde públicos estão quase sempre à nossa disposição. Este apoio certamente o ajudará a continuar a cultivar uma qualidade de vida.

Caso você não tenha acesso fácil às unidades básicas do SUS, também existe a possibilidade de procurar por atendimentos especializados online mesmo. Atualmente, cada vez mais vemos profissionais da saúde atendendo online e a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.